Frases de Paulo Freire

“Minha presença no mundo não é a de quem a ele se adapta, mas de quem a ele se insere. É a presença de quem luta para não ser apenas objeto, mas sujeito da História.”

“Não se pode separar prática de teoria, autoridade sem liberdade, ignotancia de saber, respeito ao professor de respeito ao aluno, ensinar de aprender…”

“Qualidade é empenho ético,alegria em aprender.Para o pensamento neoliberal,a qualidade se confunde com a competitividade.Negam a necessidade da solidariedade.Contudo as pessoas não são competentes porque são competitivas,mas porque sabem enfrentar seus problemas cotidianos junto com outros,e não individualmente.”

“É na minha disponibilidade permanente à vida a que me entrego de corpo inteiro, pensar crítico, emoção, curiosidade, desejo, que vou aprendendo a ser eu mesmo em minha relação com o contrário de mim. E quanto mais me dou à experiência de lidar sem medo, sem preconceito, com as diferenças, tanto melhor me conheço e construo o meu perfil.”

“Ensinar exige corporeificação das palavras pelo exemplo.”

“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”

“Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele.”

“Se, de um lado a educação não é a alavanca das transformações sociais, de outro, estas não se fazem sem ela.”

“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.”

“O mundo encurta, o tempo se dilui: o ontem vira agora;o amanhã já está feito.Tudo muito rápido. Debater o que se diz e o que se mostra e como se mostra na televisão me parece algo cada vez mais importante.”

“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.”

“Como professores, educadores, nós temos que estar enganjados num palco de luta permanente, que é a luta pela superação que nós mesmos aceitamos. É preciso estarmos abertos constantemente ao novo e ao diferente, para poder crescer e aprender.”

“Faz parte igualmente do pensar certo a rejeição mais decidida a qualquer forma de discriminação. A prática preconceituosa de raça, de classe, de gênero ofende a substantividade do ser humano e nega radicalmente a democracia. Quão longe dela nos achamos quando vivemos a impunidade dos que matam meninos de rua, dos que assasinam camponeses que lutam por seus diteiros, dos que discriminam negros e inferiorizam as mulheres…”

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas sim ensinar os caminhos para se chegar
até ele.”

“Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes.”

“Por isso é que a mim me interessou sempre muito mais a compreensão do processo em que e como as coisas de dão do que o produto em si.”

“A educação sozinha não promove a transformação social. Mas também não pode deixar de reconhecer o papel da educação na luta pela transformação social através da libertação.”

“O professor autoritário, o professor licencioso, o professor competente, sério; o professor incompetente, o professor amoroso da vida e das gentes, o professor mal-amado, sempre com raiva do mundo e das pessoas, frio, burocrático, racionalista; nenhum desses passa pelos alunos sem deixar sua marca.”

“Não posso continuar sendo humano se faço desaparecer em mim a esperança”

“Ai de nós, educadores, se deixarmos de sonhar sonhos possíveis. Os profetas são aqueles ou aquelas que se molham de tal forma nas águas da cultura e da história, da cultura e da história de seu povo, que conhecem o seu aqui e o seu agora e, por isso, podem prever o amanhã que eles, mais do que adivinham, realizam.”

“Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos.”

“A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.”

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”

“Sem amor, a educação é puro resmungar pedagógico.”

Add Comment