Frases de Machado de Assis

“A distância é como os ventos: apaga as velas e acende as grandes fogueiras.”

“Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar.”

“A vida é cheia de obrigações que a gente cumpre por mais vontade que tenha de as infringir deslavadamente.”

“Há coisas que melhor se dizem calando.”

“A melhor definição do amor não vale um beijo.”

“Deus, para a felicidade do homem inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento.”

“As dores daquela época, a tal ponto se espiritualizaram com o tempo que chegam a diluir-se no prazer. Não é claro isto, mas nem tudo é claro na vida ou nos livros.”

“Não é amigo aquele que alardeia a amizade: é traficante; a amizade sente-se, não se diz.”

“Não tive filhos. Não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.”

“Não sei se alguma vez tiveste dezessete anos. Se sim, deves saber que é a idade em que a metade do homem e a metade do menino formam um só curioso.”

“O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mais falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.”

“O gosto que isto me deu foi enorme. Colombo não o teve maior, descobrindo a América, e perdoai a banalidade em favor; do cabimento- com efeito, há em cada adolescente um mundo encoberto, um almirante e um sol de outubro.”

“… Oh! minha doce companheira da meninice, eu era puro, e puro fiquei, e puro entrei na aula de S. José, a buscar de aparência a investidura sacerdotal, e antes dela a vocação. Mas a vocação eras tu, a investidura eras tu.”

“Capitu era Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem. “

“Agora lembrava-me tudo o que então me pareceu nada. “

“morre-se muito bem às seis ou sete horas da tarde.”

“Botas… As botas apertadas são uma das maiores venturas da terra, porque, fazendo doer os pés, dão azo ao prazer de as descalçar.”

“Como ti não amaria eu!?”

“Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver, dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas”

“Ninguém se fie da felicidade presente; há nela uma gota de baba de Caim”

“O que se deve exigir de um escritor é antes de tudo certo sentimento íntimo que o torne homem do seu tempo e do seu país”

“Nunca vistes ferver a água? Hás de lembrardes que as bolhas fazem-se e desfazem-se de contínuo, e tudo fica na mesma. Os indivíduos são essas bolhas transitórias”

“Defeitos não fazem mal, quando há vontade e poder de os corrigir.”

“Curiosidade e gratidão: – Veja se há duas asas mais próprias para arrojar uma alma no seio de outra alma – ou de um abismo, que é às vezes a mesma coisa.”

“Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos.”

“Não basta ver uma mulher para a conhecer, é preciso ouvi-la também, ainda que muitas vezes baste ouvi-la para não a conhecer jamais.”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.