Frases de Guimarães Rosa

“Tudo, aliás, é a ponta de um mistério. Inclusive, os fatos. Ou a ausência deles. Duvida? Quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo.”

“Sofri o grave frio dos medos, adoeci. (…) Sou homem, depois desse falimento? Sou o que não foi, o que vai ficar calado. Sei que agora é tarde, e temo abreviar com a vida, nos rasos do mundo”

“Julgamento é sempre perigoso, porque o que a gente julga é o passado ”

“Deus mesmo quando vier, que venha armado.”

“Moço: Toda saudade é uma espécie de velhice.”

“Tudo se finge primeiro, germina autêntico é depois.”

“Eu sou é eu mesmo, divêrjo de todo mundo. Eu quase que não sei de nada, mas desconfio de muita coisa.”

“Quem castiga nem é Deus, são os avessos”

“Explico senhor: o diabo vige dentro do homem, os crespos do homem. Solto, por si, cidadão, é que não tem diabo nenhum.”

“O importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior, é o que a vida me ensinou.”

“Qualquer amor já é uma saudezinha; qualquer amor é um descanso no meio da loucura”.

“Todos estão loucos, neste mundo? Porque a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão para haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça, para o total. Todos os sucedidos acontecendo, o sentir forte da gente – o que produz os ventos. Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura. Deus é que me sabe.”

“(…) alegre, embora fisica e metafisicamente só, sentia o universo. chovia-se-lhe.”

“O senhor sabe o que silêncio é? É a gente mesmo, demais. Vivendo se aprende, mais, é só a fazer outras maiores perguntas. A gente sabe mais, de um homem, é o que ele esconde. A gente só sabe bem aquilo que não entende. Amor é a gente querendo achar o que é da gente.”

“Sozinho sou, sendo, de sozinho careço.”

“… Sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar.”

“Em matéria de religião, uma só é pouca. Bebo água de todo rio.”

“De repente me deu saudade de algum buritizal. Da ida numa vereda. Saudade dos gerais.
O senhor vê: o remôo do vento nas copas dos buritis todos quando é ameaço de tempestade. O vento é verde. Depois o senhor pega o silêncio, pôe no colo.”

“Quando o senhor sonhar, sonhe com aquilo.”

“Sou peixe de grotão. Quando gosto é sem razão descoberta, quando desgosoto, também.”

“Acho que espírito da gente é cavalo que escolhe estrada; quando ruma para tristeza e morte, vai não vendo o que é bonito e bom.”

“Uma coisa é pôr idéias arranjadas, outra é lidar com país de pessoas, de carne e sangue, de mil-e-tantas misérias… Tanta gente – dá susto de saber – nenhum se sossega: todos nascendo, crescendo, se casando, querendo colocação de emprego, comida, saúde, riqueza.”

“O amor? Pássaro que põe ovos de ferro”

“… Daí, vigiei.O homem morre mais que vive, sem susto de instantaneamente, e ainda esta com ramela nos olhos, ranho no nariz, cuspes na boca, e obra e urina e restos de comer nas barrigas.”

“Digo: o real não está na saída nem na chegada; ele se dispõe para a gente é no meio da travessia.”

“Porque aprender a viver é que é o viver mesmo.”

“A vida inventa! A gente principia as coisas, no não saber por que, e desde aí perde o poder de continuação – porque a vida é mutirão de todos, por todos remexida e temperada.”

“O mal ou o bem, estão é em quem faz; não é no efeito que dão.”

Add Comment