Frases de Fernando Sabino

“No fim tudo dá certo, se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim.”

“aqui jaz fernando sabino, nasceu homem, morreu menino!”

“Escrever é renunciar ― eu não sei renunciar. Gide disse que o diabo desta vida é que entre cem caminhos, temos que escolher apenas um e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove. Pois bem: a literatura é como se você tivesse que renunciar a todos os cem…”

“Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.”

“Você tem medo da morte? Então desista de uma vez, porque morrer não tem importância ― Mário de Andrade morreu e está mais vivo do que eu, do que você. Estou repetindo palavras dele! Tenha medo é dos escorregões. Não escorregue, caia de uma vez. Os medíocres apenas escorregam. Os bons quebram a cabeça. Você é dos bons. Pois vá em frente! Pague seu preço e Deus o ajudará.”

“-Assim. Deita ele aqui. Adeus, Yorick! Remember me!”

“Matar não é tão grave como impedir que alguém nasça, tirar sua única oportunidade de ser.”

“-Meu filho, não diga para sua mãe, ela se preocupa demais com você, não quero que comece a se preocupar também comigo. Mas você é exatamente como em gostaria de ter sido.”

“Se Deus existe, posso vir a me entender com ele, mas há de ser de homem para homem.”

“Há pecados para dentro e pecados para fora, é preciso distinguir. Pecado para dentro: orgulho. Para fora: assassinato. Sabe que seu grande mal são os pecados para dentro? Se você talvez pecasse um pouco para fora… Mas você não pode, seu grande mal é o orgulho – e sem orgulho você é um homem liquidado.”

“Eu vou explicar: o suicida é aquele que perdeu tudo, menos a sua vida. Quis salvá-la e quem quiser salvar a vida a perderá. Não soube renunciar a si mesmo, não soube morrer ― por isso se matou.”

“É preciso escutar o silêncio, não como um surdo, mas como um cego!”

“Ia lhe dizer agora uma coisa muito importante.Mas é tão importante que prefiro não dizer.Só é sincero aquilo que não se diz.”

Add Comment